A RELAÇÃO BRUXISMO X IMPLANTES DENTÁRIOS

Hoje, vamos mergulhar em um tema crucial na implantodontia: a interação entre bruxismo e os desafios que podem surgir nos tratamentos com implantes dentários.

Oscar Anacleto

1/3/20241 min read

Quebra de implantes e bruxismo, depressão, Sono
Quebra de implantes e bruxismo, depressão, Sono

Bruxismo e Seus Impactos

O bruxismo é uma condição comum que afeta milhões de pessoas, não se limitando apenas a danos nos dentes. Estudos demonstraram que esta condição está diretamente ligada a um risco mais elevado de insucesso nos implantes dentários.

Estudo na Suécia

Um estudo realizado na Suécia analisou dados de 3.549 implantes em 994 pacientes, revelando um ponto crucial: a taxa de insucesso nos implantes foi três vezes maior em pacientes com bruxismo em comparação com aqueles sem essa condição.

Detalhes da Análise

Ao aprofundarmos na análise, observamos que em um grupo de 56 pacientes com bruxismo, houve insucesso em 179 implantes. As taxas de insucesso foram de 13,0% e 4,6% para pacientes com e sem bruxismo, respectivamente. Isso implica que o risco de perder um implante é quase três vezes superior no grupo com bruxismo.

Meta Análise

Outra meta análise concluiu que implantes colocados em prováveis bruxistas têm um risco de falha significativamente maior do que em não bruxistas. Isso ressalta a importância de considerar o bruxismo no planejamento do tratamento e manejo de pacientes com implantes.

Conclusão

Destacamos dois estudos, mas existem diversos concluindo que o bruxismo está associado a um risco aumentado de insucesso nos implantes. Isso evidencia a necessidade de uma abordagem cuidadosa e personalizada nos tratamentos com implantes.

Dentistas e pacientes, vocês estão familiarizados com as diversas variáveis do bruxismo? Seja na vigília ou no sono, primário ou secundário, conhecem os fatores de risco e medicamentos que podem induzi-lo? E conseguem identificar os sinais e sintomas mais prevalentes em pessoas com bruxismo?

Referências:

Chrcanovic BR, Kisch J, Albrektsson T, Wennerberg A. J Oral Rehabil 2016;43:813–23;

Chrcanovic BR, Albrektsson T, Wennerberg A. Implant Dent. 2015 Oct;24(5):505-16.]