Fibromialgia X DTM

A fibromialgia e as disfunções temporomandibulares (DTMs) são condições distintas, mas é comum que elas estejam relacionadas em alguns pacientes.

Oscar Anacleto

8/8/20231 min read

fibromialgia, dor orofacial, bruxismo, temporomandibular, sono
fibromialgia, dor orofacial, bruxismo, temporomandibular, sono

A FIBROMIALGIA é uma doença crônica, caracterizada por um quadro de dor intensa e generalizada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a síndrome afeta entre 1% e 5% da população mundial, sendo mais comum em mulheres.
A dimensão emocional da fibromialgia não deixa de ser uma consequência de todo o sofrimento físico que acomete a pessoa. A primeira resposta é um isolamento social, especialmente quando não há compreensão e empatia no entorno familiar e pessoas próximas. Depois, chegam os sintomas de ansiedade, especialmente durante as crises de dor crônica.
Sem tratamento, a pessoa pode ser arrastada para um quadro de depressão.

As disfunções temporomandibulares (DTMs) dolorosas são comuns em pacientes com fibromialgia e podem contribuir para a persistência da dor.

Recomenda-se fortemente que pacientes com fibromialgia busquem a ajuda de um cirurgião dentista especializado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Esses profissionais possuem o conhecimento necessário para identificar e tratar as DTMs, aliviando assim as dores associadas.

Portanto, se você tem fibromialgia e está sofrendo com dores orofaciais, não hesite em procurar um especialista nesta área. Eles poderão oferecer o tratamento adequado para aliviar suas dores.